Ouvindo...

Tufão Kalmaegi mata cinco no Vietnã após passagem devastadora pelas Filipinas

O tufão foi um dos mais letais do mundo em 2025 e chegou na costa vietnamita na noite de quinta-feira (6)

Moradores caminham sobre os escombros de uma estrutura destruída pelos fortes ventos na vila de pescadores de Nhon Hai, perto de Quy Nhon, após a passagem do tufão Kalmaegi, na província de Gia Lai, região central do Vietnã, em 7 de novembro de 2025

Cinco pessoas morreram devido à chegada do tufão Kalmaegi pelo Vietnã nesta sexta-feira (7). O fenômeno também passou pelas Filipinas e matou 188 pessoas.

O tufão foi um dos mais letais do mundo em 2025 e chegou na costa vietnamita na noite de quinta-feira (6). Milhares de pessoas precisaram abandonar suas casas devido ao fenômeno.

No início da semana, Kalmaegi deixou um rastro de destruição nas Filipinas, arrastando carros, caminhões e contêineres.

Leia também

Um pescador de 42 anos disse à AFP que teve o teto de casa arrancado pelas rajadas de vento de até 149 km/h. “Estamos todos bem. o tufão foi horrível, muitas árvores caíram”, contou.

Autoridades vietnamitas continuam avaliando os danos. Até o momento, foram contabilizadas cinco mortes. Ao menos 57 casas foram destruídas, enquanto 3 mil sofreram danos. Onze embarcações afundaram.

O tufão perdeu força ao avançar para o interior do país, mas ainda estão previstas chuvas fortes para grande parte da costa central.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.