Ouvindo...

Trump troca foto oficial de Joe Biden na Casa Branca por imagem de caneta

Situação inusitada foi divulgada pela assessora de comunicação de Trump no X; tecnologia serve para assinar indultos e outros documentos de forma automática

Troca da foto oficial do ex-presidente dos EUA Joe Biden foi divulgada pela assessora de comunicação de Trump no X, antigo Twitter

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trocou a foto oficial do ex-presidente Joe Biden na galeria de retratos presidenciais da Casa Branca pela imagem de uma caneta automática. O republicano acusa o democrata de ter utilizado a máquina, que serve para assinar automaticamente indultos e outros documentos, de forma excessiva.

A foto, em preto e branco, mostra uma caneta automática – “autopen” – e a assinatura de Biden em um papel, em vez do retrato do ex-presidente democrata, na nova “Calçada da Fama”, localizada na colunata que margeia o Roseiral da Casa Branca.

O mandatário republicano ataca o antecessor, Biden, de forma reiterada, tentando culpá-lo por uma série de problemas, incluindo a inflação e as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Donald Trump e aliados associam o uso da “autopen” por um plano para ocultar a deterioração cognitiva do ex-presidente.

“A Calçada da Fama Presidencial chegou à colunata da Ala Oeste. Esperem só para vê-la...”, publicou no X a assessora de Comunicações de Trump, Margo Martin, junto com um vídeo da nova exposição.

Desde o início do mandato, o republicano realizou várias mudanças significativas na decoração da Casa Branca, que tem mais de 200 anos. O Salão Oval ganhou ornamentos dourados, enormes mastros de bandeira. O espaço deve receber ainda um salão de festas gigante.

De acordo com a agência de notícias AFP, as mudanças na decoração foram financiadas por Trump, com recursos próprios. Entre as alterações significativas, o mandatário republicano também moveu um quadro do democrata Barack Obama de seu lugar original e, rompendo com a tradição, pendurou vários retratos de si mesmo na Casa Branca.

Em meio às fotografias próprias, se destaca a reprodução de uma capa de jornal que exibe o seu “mugshot”, a fotografia feita pela polícia de Atlanta (Geórgia) em 2023. A imagem está exibida logo na entrada do Salão Oval.

*Com informações de AFP

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas