Trump publica vídeo com IA para zombar de protestos: ‘Não sou rei’

Presidente dos Estados Unidos ironiza manifestações ‘No Kings’ com vídeo criado por inteligência artificial

Trump posta vídeo de IA para zombar de protestos e diz: ‘Não sou rei’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou neste domingo (19), um vídeo gerado por inteligência artificial em que aparece pilotando um avião militar e jogando “bombas” de fezes sobre manifestantes dos protestos “No Kings” (“Sem Reis”).

O vídeo foi postado em sua rede social, a Truth Social, e mostra Trump usando uma coroa, com o nome “King Trump” (Rei Trump) estampado na lateral da aeronave.

Leia também

A publicação foi a primeira reação do presidente aos protestos que tomaram ruas de cidades nos EUA e na Europa no sábado (18).

Petro rebate Trump e diz que presidente ‘não entende o conceito de humanidade’

Em entrevista à Fox News, também neste domingo, Trump afirmou: “Estão se referindo a mim como rei. Eu não sou um rei”.

‘No Kings': protestos contra Trump levam multidões às ruas nos EUA; entenda

Antes disso, o Partido Republicano havia minimizado as manifestações, classificando-as como “protestos antiamericanos”.

Protestos e paralisação do governo

As manifestações “No Kings” foram a terceira grande mobilização desde o retorno de Trump à Casa Branca.

Os protestos ocorreram em meio à paralisação do governo americano, o chamado shutdown, que começou após o Congresso não conseguir aprovar o novo orçamento federal.

Milhares de pessoas ocuparam a Times Square, em Nova York, e outras cidades como Boston, Atlanta, Chicago, Los Angeles e Washington.

Os manifestantes levaram grandes faixas com o início da Constituição dos EUA — “We, the people” (“Nós, o povo”) —, bandas marciais e fantasias.

Trump diz que sobreviventes de ataque contra submarino no Caribe serão repatriados

Os organizadores dos protestos afirmam que as ações do governo Trump, como o confronto com o Congresso e os tribunais, representam um risco à democracia americana.

A paralisação do governo provocou a suspensão de vários serviços federais.

Milhares de servidores públicos foram colocados em licença, enquanto outros, que atuam em áreas essenciais, correm o risco de não receber salário.

Em Washington, o veterano da Guerra do Iraque Shawn Howard disse à agência Associated Press que nunca havia participado de um protesto, mas decidiu ir às ruas após o que considera “desrespeito à lei” do atual governo.

Segundo ele, detenções migratórias sem devido processo e o uso de tropas em cidades americanas são atitudes “antiamericanas” e sinais preocupantes de erosão da democracia.

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...