Ouvindo...

Trump anuncia tarifas a outros 9 parceiros comerciais; veja países afetados

Presidente norte-americano já havia anunciado tarifas a quase 40% para 14 países, incluindo Japão e Coreia do Sul; tarifas passam a valer em agosto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9), uma nova leva de tarifas sobre parceiros comerciais. Os novos países se somam a outros 14 que já haviam recebido uma carta anunciando as tarifas, que podem chegar a 40%.

Em abril, Donald Trump, impôs tarifas de 10% a quase todos os seus parceiros comerciais e ameaçou com taxas ainda mais altas algumas economias, como a União Europeia. Pouco depois, após um abalo econômico, anunciou uma pausa.

Agora, nesta segunda-feira (7), enviou as primeiras cartas anunciando novas tarifas a países que não avançaram nos seus acordos comerciais. Até agora, Trump só fechou acordos comerciais com Reino Unido e Vietnã.

Entre os países que receberam as cartas estão os asiáticos, Japão e Coreia do Sul, que terão tarifas adicionais de 25%. Agora, outros nove países também serão tarifas.

Segundo o republicano, os novos países afetados são:

  • Argélia: 30%
  • Filipinas: 20%
  • Líbia: 30%
  • Iraque: 30%
  • Moldávia: 25%
  • Brunei: 25%

As tarifas sobre os produtos exportados aos Estados Unidos devem entrar em vigor a partir de 1º de agosto, a menos que os países afetados fechem um acordo comercial.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo