Ouvindo...

Torres de Notre-Dame são reabertas com sistema inovador após grave incêndio em 2019

Presidente Emmanuel Macron esteve na inauguração nesta manhã e subiu ao topo da torre

O presidente francês, Emmanuel Macron, visita o campanário da Catedral de Notre-Dame de Paris durante a cerimônia de inauguração do novo roteiro turístico das Torres da Catedral, estruturas góticas destruídas após o incêndio de abril de 2019, como parte da 42ª edição das Jornadas Europeias do Patrimônio em Paris, em 19 de setembro de 2025.

As torres da Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França, foram reabertas ao público nesta sexta-feira (19), seis anos após o grave incêndio que atingiu um dos principais pontos turísticos de Paris. Elas foram totalmente restauradas.

O presidente do país, Emmanuel Macron, esteve na inauguração e foi até o topo das torres para celebrar a reabertura do local. Ele percorreu o novo circuito de visitação, que se inicia na torre sul e termina na torre norte.

A visita às torres foi reformulada e é uma experiência de cerca de 50 minutos, com recursos visuais e sonoros que contam a história da catedral e da cidade. Agora, o sistema permite que quem sobe nunca cruze com quem desce das torres.

Leia também

Para chegar até o topo das torres, é necessário subir 424 degraus. A entrada é limitada a 400 mil visitantes por ano, e os ingressos são vendidos online por 16 euros, o que equivale a 103 reais. Apenas 19 pessoas podem fazer o circuito por vez.

A catedral foi reaberta em 8 de dezembro de 2024.

Repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Com formação na PUC Minas, passou pelo portal R7, da Record.