Um ataque de drones por paramilitares contra uma mesquita em Al-Fashir, no Sudão, deixou ao menos 75 pessoas mortas, informaram equipes de resgate nesta sexta-feira (19).
As Forças de Apoio Rápido (FAR) fizeram o ataque em meio a esforços para capturar a última cidade controlada pelo Exército oficial em Darfur.
Um dos drones atingiu uma mesquita em Al Daraja, onde civis do acampamento de deslocados de Abu Shouk se refugiavam. “Os corpos foram retirados dos escombros da mesquita”, disse a Sala de Resposta de Emergência em comunicado.
Deslizamento de terra deixa mais de mil mortos no Sudão Ataque com drone atinge clínica no Sudão e deixa 12 mortos Guerra no Sudão: crianças estão ‘reduzidas a pele e ossos’, diz ONU
Al-Fashir é cercada pelos paramilitares há quase 18 meses. Essa é a última capital regional sob o controle do Exército do Sudão, que enfrenta uma guerra desde 2023.
A queda da cidade representaria o domínio territorial completo dos paramilitares sobre a região, onde são relatadas atrocidades em massa.
Al-Fashir segue sob um apagão no sistema de telecomunicações, o que dificulta a verificação do número de vítimas e a coordenação da ajuda.
*Com AFP