Os protestos violentos no Nepal tomaram conta das manchetes internacionais e também das redes sociais, sobretudo do TikTok. Isso porque, desde segunda-feira (8), manifestantes têm publicado vídeos celebrando a “Revolução da Gen Z”, nome dado por alguns deles ao protesto.
Carros, casas e até o Singha Durbar, complexo que abriga escritórios do governo, foram queimados pelos manifestantes na pior onda de protestos em décadas na região.
Segundo a BBC, a manifestação já deixou ao menos 30 mortos e mais de mil ficaram feridas. A
Revolta virou ‘trend’
Como a maioria das ações da geração Z, o protesto virou ‘trend’ na rede social TikTok. As hashtags '#Nepal’ '#Genznepali’ e '#genzprotest’, o termo ‘Gen Z Revolution’ e até mesmo músicas como ‘The Winner Takes it All', do grupo sueco ABBA, se tornaram virais com vídeos dos protestos.
As imagens mostram edifícios em chamas, carros sendo quebrados e patrimônios públicos sendo depredados. Os jovens fazem coreografias temáticas da rede social com os protestos ao fundo, além de mostrarem crianças e adolescentes participando das manifestações.
Em um dos vídeos mais virais da ‘trend', que já tem mais de 4 milhões de curtidas, mostra o Singha Durbar sendo queimado. Nos comentários, pessoas do mundo inteiro celebram a ‘revolução’. “O que é história? Isso é história”, escreveu um usuário da rede social. “O Nepal está nos mostrando que nós não estamos odiando nossos governos o suficiente”, publicou outro. Um terceiro disse: “Essa geração só tem medo de sinal fraco de wi-fi”.
Veja alguns vídeos da ‘trend':
@myself_sagarthapa Now the change began🇳🇵#genz #nepal #fyp
♬ original sound - 𝖍𝖆𝖑𝖑𝖔𝖜
@alon.resham3 GENZ REVOLUTION-Burning singhadurbar and Parliament House genz protest #genz #nepal #genzrevolution #singhadurbar #parliament
♬ original sound - 🔥 M. Shahin 🔥