Ouvindo...

Hotel de luxo é incendiado por manifestantes em Catmandu, no Nepal

O Hotel Hilton está localizado na região de Naxal, no ‘coração’ da cidade e foi inaugurado há pouco mais de um ano; manifestantes protestam contra o governo

Fumaça sobe dos hotéis Hilton em chamas, um dia após o incêndio ter sido incendiado por manifestantes em Katmandu, em 10 de setembro de 2025.

O hotel mais alto de Catmandu, o Hotel Hilton, foi completamente incendiado durante os protestos violentos que acontecem desde segunda-feira (8) no Nepal.

O edifício foi incendiado na terça-feira (9) pelos manifestantes, que protestam contra o governo local. Uma nuvem de fumaça tomou conta do prédio, totalmente carbonizado.

O Hotel Hilton está localizado na região de Naxal, no ‘coração’ da cidade e foi inaugurado há pouco mais de um ano. A construção do edifício custou oito milhões de rúpias indianas, o que equivale a R$ 490 milhões, segundo o Hindustan Times.

O edifício de luxo tinha capacidade para 172 quartos, com uma fachada de vidro que oferece vista para as montanhas do Himalaia. Além disso, ele oferecia serviços de concierge, spa, academia, carregamento de carros elétricos, serviço de quarto, salas de reunião, wi-fi, lounge executivo, piscina externa, bar na cobertura e restaurante aberto.

O hotel foi fechado temporariamente.

Leia também

Protestos violentos

Os protestos, que começaram na segunda-feira (8), já mataram ao menos 19 pessoas. Manifestantes colocaram fogo em casas de políticos, incluindo do primeiro-ministro nepalense, cuja esposa foi queimada viva dentro de casa.

A repressão policial também é alta, o que causou as mortes. Os militares utilizaram gás lacrimogêneo e balas de borracha durante os protestos, segundo a BCC.

Clique aqui e saiba tudo sobre o conflito.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.