Ouvindo...

Geração Beta começa em 2025: conheça a origem e o significado do termo

Conceito criado pelo pesquisador Mark McCrindle trata de geração dos nascidos de 2025 e até 2039

Essa é a geração dos nascidos a partir de 2025 e até 2039

Millennials, Geração Z, Geração Alpha... esses nomes com certeza você já viu. Mas você conhece a Geração Beta?

Essa é a geração dos nascidos a partir de 2025 e até 2039, em um conceito criado pelo autor e pesquisador Mark McCrindle. A geração é representada pelos filhos dos jovens da Geração Y (Millennials) e os mais velhos da Geração Z. Além disso, estima-se que boa parte desta geração sobreviva à entrada no século 22.

A geração beta, segundo a plataforma McCrindle, representa “um novo capítulo” no mundo em evolução, com novos hábitos e com a incorporação, por exemplo, da Inteligência Artificial na rotina desde a infância.

Apesar disso, o uso de tecnologia pelos pais tende a ser mais cuidadoso com a Geração Beta. Ao contrário dos pais da Geração Y, os pais da Geração Z buscam o equilíbrio das telas e atividades de interação social ao ar livre.

As próximas gerações, segundo a plataforma, devem seguir o alfabeto grego: Geração Gama (2040 a 2054) e Geração Delta (2055-2069).

“A Geração Beta representa o amanhecer de uma nova era. Eles crescerão em um mundo moldado por avanços em tecnologia, normas sociais em evolução e um foco crescente em sustentabilidade e cidadania global. Entender suas necessidades, valores e preferências será crítico à medida que antecipamos como eles moldarão o futuro da sociedade”, afirma McCrindle em um artigo.

Leia também

Gerações ao longo dos anos

O que os pais esperam da nova geração?

Um dos primeiros bebês que nasceram em Minas neste ano, nesta nova geração, foi o Miguel Fagundes Rosa Martins, no dia 1º de janeiro de 2025. Filho de João Paulo Martins, o bebê nasceu no Hospital Unimed-Unidade Betim.

Miguel Fagundes Rosa Martins foi o primeiro bebê nascido na Unimed unidade Betim

O pai de Miguel contou à reportagem da Itatiaia que não conhecia o termo ‘Geração Beta’. Mas, segundo ele, o desejo é educar o menino cultivando valores e ensiná-lo a usar as tecnologias - que serão tão usadas pela geração - de forma correta.

“Planejamos, em primeiro lugar, educá-lo cultivando valores essenciais para se formar um bom cidadão, com respeito, empatia e mantê-lo conectado às novas tecnologias sabendo utilizá-las de forma correta”, contou.

“Espero que essa geração valorize o conhecimento para uma sociedade melhor”, finalizou.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.