Ouvindo...

Queda de avião na Índia: polícia atualiza número de mortos e diz que há sobreviventes

Avião estava indo para Londres e emitiu um alerta de emergência (“Mayday”) cerca de 8 minutos após decolar; mais de 200 corpos foram localizados e identificados

Queda de avião na Índia: polícia afirma que todas as 242 pessoas a bordo morreram.

A polícia da Índia atualizou o número de mortos após a queda do avião que atingiu um alojamento de médicos, nessa quinta-feira (12). Inicialmente, o comissário GS Malik dise à Associated Press, que “Parece não haver sobreviventes no acidente de avião”, mas por volta das 11h27, polícia informou que duas pessoas sobreviveram. O voo caiu por volta de meio-dia, do horário local, logo após a decolagem do aeroporto de Ahmedabad, com destino a Londres, na Inglaterra.

A informação é do chefe da polícia da cidade em entrevista à agência de notícias ANI. O chefe de polícia de Ahmedabad disse à BBC que 204 corpos foram recuperados do local do acidente e que não se sabe se todas as pessoas estavam no avião ou se algumas estavam no solo quando o avião caiu.

Ele acrescentou que o avião caiu em uma área residencial com escritórios. “Os números exatos de vítimas estão sendo apurados”, disse.

O Boeing 787 Dreamliner é o primeiro a sofrer um acidente desta proporção desde 2011, quando a aeronave entrou em serviço. A informação é do Resumo Estatístico de Acidentes com Aviões Comerciais a Jato da Boeing. Um vídeo impressionante registrou o momento em que o avião caiu. Segundo uma testemunha que estava no local, o filho, que é estudante de medicina, pulou do segundo andar do prédio para se salvar.

A aeronave caiu minutos após decolar da cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia. O avião se dirigia ao Aeroporto de Gatwick, ao sul da capital britânica, de acordo com a Air India. “O prédio onde o avião caiu é um alojamento para médicos... limpamos quase 70% a 80% da área e limparemos o restante em breve”, disse um policial sênior à Reuters.

O Boeing 787-8 emitiu um alerta de emergência (“Mayday”) e perdeu contato cerca de 8 minutos após decolar, segundo o FlightRadar24. Entre os passageiros, havia 169 indianos, 53 britânicos, um canadense e sete portugueses, conforme a Air India.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, disse que seus pensamentos estão com os passageiros e familiares das pessoas no voo da Air India, que tinha como destino Londres Gatwick e caiu em Ahmedabad.

“As cenas que surgem de um avião com destino a Londres transportando muitos cidadãos britânicos caindo na cidade indiana de Ahmedabad são devastadoras. Estou sendo mantido atualizado conforme a situação se desenvolve e meus pensamentos estão com os passageiros e suas famílias neste momento profundamente angustiante.”

O site de rastreamento Flightradar24 diz que recebeu o último sinal da aeronave a 625 pés (190 m) “apenas alguns segundos após a decolagem”.

Avião com 242 passageiros atingiu alojamento de médicos, na Índia.

Mãe disse que filho pulou do segundo andar de prédio para não morrer

“Meu filho pulou do segundo andar do albergue quando o avião caiu”, disse Ramila à Reuters. Ela contou ainda que o filho tinha acabado de ir para o alojamento dos médicos para almoçar quando o avião caiu lá. Poonam Patel, que está no Hospital Civil de Ahmedabad, disse à agência de notícias ANI que sua cunhada estava no voo para Londres. “Em menos de uma hora, recebi a notícia de que o avião havia caído. Então vim para cá", diz ele.

Imagens também mostraram destroços em chamas, com uma espessa fumaça preta subindo para o céu perto do aeroporto. De acordo com o controle de tráfego aéreo do aeroporto de Ahmedabad, a aeronave decolou às 13h39 (0809 GMT) da pista 23.

Avião que caiu na Índia com 242 passageiros atingiu alojamento de médicos, diz polícia.

O último acidente aéreo fatal na Índia ocorreu em agosto de 2020. Vinte e uma pessoas morreram quando um Boeing 737 da Air India Express derrapou na pista da cidade de Kozhikode, no sul do país, durante uma forte chuva, caiu em um vale e caiu de nariz no chão, conforme a Reuters.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.