País sul-americano não tem o Natal no calendário oficial; saiba qual

Enquanto várias nações pelo mundo vivem as celebrações natalinas, outros não reconhecem oficialmente a data

Montevidéu, capital do Uruguai

Existem países pelo mundo que não festejam ou reconhecem e que até proíbem a celebração do Natal. Muitas vezes, essas nações se baseiam em suas religiões oficiais, diferentes do cristianismo, ou em regimes autoritários. Porém, há um país sul-americano, democrata, que retirou as comemorações natalinas de seu calendário oficial há mais de 100 anos.

Trata-se do Uruguai, nosso vizinho ao sul do mapa, que não mais celebra o Natal oficialmente. No lugar da tradicional festa, foi instaurado o Dia da Família.

Além do Natal, a legislação uruguaia não reconhece outros feriados oficiais comemorados em outras partes do mundo, como o Dia de Reis, a Semana Santa ou o Dia da Virgem.

Porém, as festas ainda são celebradas por muitas famílias, porém, oficialmente, recebem outros nomes: o Natal é o Dia da Família, o Dia de Reis é o Dia das Crianças, a Semana Santa é a Semana do Turismo e o Dia da Virgem é o Dia das Praias.

Essas mudanças se deram pelo processo de secularização — que é a perda de influência da religião na vida pública e privada, marcando a transição para uma sociedade mais laica — que o país adotou entre o final do século XIX e o início do século XX, visando separar completamente o Estado da Igreja Católica.

O processo é tão único na região que se tornou um caso de estudo para acadêmicos.

Ainda assim, mesmo com a retirada do Natal do calendário oficial uruguaio, os cidadãos locais celebram a data como em qualquer outro lugar do mundo, com árvores de Natal e luzes coloridas. Por outro lado, não é comum que presépios sejam montados nos espaços públicos, algum comum em alguns países, como o Brasil.

Leia também

Religião no Uruguai

Um estudo do Pew Research Center de 2014, que ainda é utilizado como referência em estudos acadêmicos, aponta que o Uruguai registra 42% de católicos, 15% de protestantes e 6% pertencentes a “outras” religiões.

Na outra ponta da corda, 37% da população local não possui filiação religiosa, sendo esse percentual dividido naqueles que não têm uma religião específica (24%), os ateus (10%) e os que se definem como agnósticos (3%).

Isso coloca o Uruguai no topo dos países latino-americanos com mais pessoas sem filiação religiosa.

*Com informações da CNN en Español

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...