Missa do Galo: Papa Leão XIV realiza primeira celebração de Natal no Vaticano

Celebração acontece na Brasília do Vaticano; crianças de diversos países participam do rito

Essa é a primeira Missa do dia de Natal em 31 anos. A última vez foi com São João Paulo II, em 25 de dezembro de 1994.

O papa Leão XIV realiza, nesta quarta-feira (24), sua primeira missa do Galo, tradicionalmente realizada na véspera de Natal. A celebração acontece na Basílica do Vaticano, às 22h horário local (18h em Brasília).

A Missa da Noite pela Solenidade do Natal do Senhor contará com 10 crianças dos seguintes países: Coreia do Sul, Índia, Moçambique, Paraguai, Polônia e Ucrânia, com flores nas mãos. Elas vão acompanhar o papa na procissão até o presépio da Basílica.

O pontífice pediu às pessoas de boa vontade “pelo menos na festa do nascimento do Salvador, um dia de paz”, ao responder perguntas de jornalistas na noite da última terça-feira (23).

Leia também

Nesta quinta-feira, o Papa Leão XIV também retornará com uma tradição da Igreja Católica.

Ele celebrará a primeira Missa do dia de Natal em 31 anos. O rito não estava no calendário das celebrações papais dos seus antecessores, o papa Francisco e o papa Bento XIV. A última vez foi com São João Paulo II, em 25 de dezembro de 1994.

É possível assistir a solenidade do Natal do Senhor por meio das redes sociais do Vaticano.

Programação para os próximos dias

Nesta quinta-feira (25), será celebrada a missa do dia em São Pedro às 10h horário local (6h em Brasília), seguida da bênção “Urbi et Orbi” às 12h, no Balcão Central da Basílica.

No dia 26, o papa vai recitar a oração do Angelus na Praça São Pedro, assim como no próximo domingo (28).

No Ano Novo, próxima quarta-feira (31), o pontífice realizará a audiência geral e, à tarde, às 17h horário local (21h em Brasília), as Primeira Vésperas e o Te Deum em agradecimento por 2025.

Leia mais

Papa Leão XIV

O colégio de cardeais elegeu o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, o primeiro papa dos EUA, como líder da Igreja Católica em 8 de maio.

O sucessor do papa Francisco tem 70 anos e é o 267° pontífice no cargo. Com o nome de papa Leão XIV, Prevost foi proclamado cardeal pelo seu antecessor em 2023.

Nascido em Chicago, ele se tornou prefeito do Dicastério para os Bispos em 2023, responsável por nomear bispos mitrados no mundo todo.

Prevost foi missionário no Peru e, anos depois, foi nomeado arcebispo emérito de Chiclayo, no país andino. Ele também é presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...