O papa Leão XIV realizou, neste sábado (15), a entrega de uma série de artefatos indígenas dos Museus Vaticanos ao Canadá, em resposta a um pedido formulado em 2022 ao seu predecessor, Francisco.
Os missionários católicos haviam enviado, há um século, os 62 itens do Canadá para Roma.
Os objetos, que permaneceram preservados nas coleções etnológicas dos Museus Vaticanos, foram entregues ao presidente da Conferência Canadense de Bispos Católicos (CCCB) durante uma audiência no Palácio Apostólico, conforme informou a Santa Sé.
Papa Leão XIV autoriza retorno da missa tradicionalista ao Vaticano; saiba detalhes Papa Leão XIV celebra Finados em cemitério histórico de Roma e fala sobre esperança Papa Leão XIV abençoa imagem de Nossa Senhora Aparecida
“Sua Santidade, o papa Leão XIV, espera que este gesto represente um sinal concreto de diálogo, respeito e fraternidade”, destacou o Vaticano.
Além disso, a instituição afirmou que os itens entregues ao presidente da CCCB, Pierre Goudreault, “são testemunhas da história do encontro entre a fé e as culturas dos povos indígenas”.
Durante uma “peregrinação penitencial” pelo Canadá em 2022, o papa Francisco fez um pedido de desculpas histórico às comunidades indígenas pelos abusos perpetrados ao longo das décadas contra crianças em escolas católicas, os quais ele comparou a um “genocídio”. Na ocasião, as comunidades solicitaram ao Vaticano a devolução dos objetos de grande valor cultural.
*Com AFP