Ouvindo...

Papa Leão XIV celebra Finados em cemitério histórico de Roma e fala sobre esperança

Durante missa no Cemitério Monumental Verano, pontífice homenageou fiéis falecidos e destacou a importância de manter viva a memória e a caridade

Durante a missa, o pontífice destacou o valor da memória e da caridade como caminhos para a fé e a vida eterna

O papa Leão XIV celebrou, neste domingo (2), o Dia de Finados no Cemitério Monumental Verano, em Roma. O local,considerado um museu a céu aberto, é um dos mais antigos da capital italiana e abriga túmulos de figuras históricas. As informações foram publicadas no Vatican News.

Antes da missa, o pontífice depositou rosas brancas sobre um túmulo, em um gesto simbólico de homenagem a todos os fiéis falecidos. Cerca de 2 mil pessoas participaram da celebração eucarística, realizada entre os jazigos e esculturas do cemitério.

Leia também:

Durante a visita, Leão XIV destacou a importância de lembrar com carinho aqueles que já partiram, mantendo viva a memória afetiva.

“Eles nos deixaram ao morrer, mas devemos levá-los conosco, na memória do coração. Frequentemente, encontramos algo que nos faz lembrar deles — uma imagem, um lugar, até o cheiro das nossas casas”, afirmou o Papa. O pontífice também falou sobre a esperança cristã na vida eterna, explicando que a fé deve ir além da saudade e se transformar em confiança no reencontro com os que já se foram.

“Não é uma ilusão para aliviar a dor da perda, nem simples otimismo. É a esperança fundada na ressurreição de Jesus, que venceu a morte e abriu para nós o caminho da vida plena”, disse.

“Caminhar na caridade”

Leão XIV ressaltou que, segundo a fé cristã, a vida após a morte será um “encontro de amor”, e que o caminho até ela deve ser guiado pela caridade e pelo cuidado com os mais vulneráveis.

Leia também

“Só quando vivemos no amor e praticamos o amor uns com os outros, especialmente com os mais fracos e pobres, caminhamos em direção à meta”, afirmou.Encerrando a celebração, o Papa convidou os fiéis a olhar para o futuro com confiança:

“Enquanto a dor da ausência permanece em nossos corações, confiemo-nos à esperança que não engana. Cristo venceu a morte e abriu uma passagem de vida eterna, para que, unidos a Ele, também nós possamos atravessá-la.”

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.