Fortes tempestades colocam Sul da Califórnia em alerta durante o Natal

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos recomenda que as pessoas evitem pegar a estrada durante o feriado para evitar acidentes

As autoridades preveem que a tempestade despeje o equivalente a vários meses de chuva nos próximos dias.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS, na sigla em inglês) alerta para a possibilidade de enchentes repentinas e severas em Los Angeles e na região sul da Califórnia nesta quarta-feira (24).

As chuvas são impulsionadas por um rio atmosférico conhecido como “Pineapple Express”, que transporta umidade do Havaí para a Costa Oeste.

As autoridades preveem que a tempestade despeje o equivalente a vários meses de chuva nos próximos dias.

A primeira onda de temporais já atingiu a Califórnia na noite da última terça-feira (23). Os serviços de proteção chegaram a emitir um alerta de tornado, que foi posteriormente cancelado.

As áreas costeiras de Pacific Palisades e Malibu, que tentam se recuperar dos incêndios florestais de janeiro, estão sob alerta especial, uma vez que o terreno ainda é suscetível a deslizamentos de terra.

Leia também

O meteorologista Ariel Cohen, do NWS, alertou à imprensa local que, entre esta quarta-feira e a próxima sexta-feira (26), muitas áreas provavelmente sofrerão enchentes significativas, deslizamentos de rochas e lamas, especialmente em altitudes mais elevadas.

Ele acrescentou ainda um pedido para que as pessoas evitem pegar a estrada durante o feriado de Natal, a fim de reduzir o risco de acidentes.

Os meteorologistas preveem rajadas de vento de até 127,8 quilômetros por hora nas montanhas e desertos do condado de Los Angeles.

*** Com informações de AFP.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...