Ouvindo...

Otan diz que Brasil sofrerá sanções se continuar negociando com a Rússia

Declaração foi feita pelo secretário-geral da aliança, que afirmou que medidas podem ser tomadas contra Brasil, China e Índia

Primeiro-ministro da Holanda é eleito secretário-geral da Otan

Mark Rutte, secretário-geral da Aliança Militar Ocidental (Otan) alertou, nesta terça-feira (15), que países como Brasil, China e Índia podem sofrer sanções secundárias caso continuem negociando com a Rússia.

Em declaração, Rutte disse que os representantes dos três países que ainda estiverem negociando com os russos e “comprando seu petróleo e gás” sofreram sanções de até 100%, caso Puttin “não leve as negociações de paz a sério”.

“Meu incentivo a esses três países, em particular, é que, se você mora em Pequim, ou em Delhi, ou é o presidente do Brasil, talvez queira analisar isso, porque pode ser muito prejudicial”, declarou o secretário-geral.

Leia também:

“Então, por favor, liguem para Vladimir Putin e digam a ele que ele precisa levar as negociações de paz a sério, porque, caso contrário, isso vai prejudicar o Brasil, a Índia e a China de forma massiva”, acrescentou.

Segundo a CNN, Rutte fez o comentário durante reunião com senadores no Congresso dos Estados Unidos.

A declaração foi feita um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar envio de armas para a Ucrânia e ameaçar impor tarifas secundárias se não houver acordo de paz em 50 dias.

Com informações da CNN

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo