Ouvindo...

OpenAI, dona do ChatGPT, fecha contrato de US$ 200 milhões com Exército dos EUA

Além da OpenAI, outras gigantes da tecnologia têm se aproximado do setor de defesa norte-americano

Além da OpenAI, outras gigantes da tecnologia têm se aproximado do setor de defesa norte-americano

A OpenAI, criadora do ChatGPT, fechou um contrato de 200 milhões de dólares (cerca de R$ 1,09 bilhão) com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O acordo, anunciado nessa última segunda-feira (17), prevê o desenvolvimento de protótipos de inteligência artificial voltados para desafios considerados críticos à segurança nacional, tanto na área militar quanto em processos administrativos do governo.

Sediada em São Francisco, a empresa afirma que essa é sua primeira colaboração dentro de uma nova iniciativa que busca tornar suas soluções de IA acessíveis a órgãos governamentais. O foco inicial será demonstrar como a tecnologia pode otimizar rotinas burocráticas e reforçar defesas cibernéticas.

Além da OpenAI, outras gigantes da tecnologia têm se aproximado do setor de defesa norte-americano. Meta e Palantir, esta última comandada pelo bilionário conservador Peter Thiel, também têm buscado expandir suas atuações com o Exército dos EUA.

A OpenAI já havia anunciado, no fim de 2024, uma parceria com a Anduril Industries, startup de defesa especializada em IA. A aliança pretende desenvolver tecnologias voltadas à proteção contra drones e sistemas aéreos não tripulados, unindo os modelos de linguagem da OpenAI à infraestrutura militar da Anduril.

* Com informações da AFP

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas