Ouvindo...

Netanyahu sugere que matar aiatolá, líder supremo do Irã, acabaria com conflito

Ataques entre Israel e Irã continuam pelo quarto dia; cerca de 224 pessoas morreram e mais de 1 mil ficaram feridas no Irã. Já em Israel, 24 pessoas morreram

Netanyahu sugere que matar líder supremo do Irã acabaria com conflito

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sugeriu nesta segunda-feira (16) que assassinar o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, “acabaria com o conflito” entre os dois inimigos históricos. A afirmação do primeiro-ministro israelense foi dita em uma entrevista à ABC News.

Desde sexta-feira (13), quando Israel lançou um ataque surpresa ao Irã, classificado com preventivo pelo exército do país, pelo menos, 224 pessoas morreram e cerca de 1 mil ficaram feridas no Irã. Já em Israel, 24 pessoas morreram.

Netanyahu foi questionado sobre informações que detalham que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vetou um plano israelense para matar o líder supremo por temer que isso intensificasse o confronto entre Irã e Israel.

Na ocasião, ele disse, em entrevista, que “Isso não vai escalar o conflito, vai acabar com o conflito.”

“A ‘guerra eterna’ é o que o Irã quer, e eles estão nos levando à beira de uma guerra nuclear”, afirmou Netanyahu. “Na verdade, o que Israel está fazendo é impedir isso, pôr fim a essa agressão, e só podemos fazer isso enfrentando as forças do mal”, relatou a AFP.

Ainda na sexta-feira (13), o Irã respondeu os ataques, o que marcou o início de um novo capítulo na tensão no Oriente Médio. O objetivo do ataque, segundo o governo israelense, seria evitar que a República Islâmica desenvolvesse armas nucleares.

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas