Ouvindo...

Meninas realizam o dobro de trabalho doméstico que meninos na América Latina, revela Unicef

Novo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgado nesta segunda-feira (11), aponta disparidade nas tarefas não remuneradas

As meninas e adolescentes da América Latina dedicam quase o dobro do tempo ao trabalho doméstico e ao cuidado de outras pessoas do que meninos, aponta novo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O relatório, divulgado nesta segunda-feira (11), no México, diz que as adolescentes dedicam em média 2,25 horas por dia às tarefas domésticas, enquanto os meninos investem 1,3 hora.

Nas famílias mais pobres, a diferença entre meninas e meninos adolescentes dobra, com meninas dedicando pelo menos 14 horas a mais por semana a tarefas domésticas do que os meninos.

Os cuidados não remunerados, que envolvem crianças, idosos e enfermos, “constituem uma das principais barreiras à igualdade de gênero”, destacou a diretora regional da ONU Mulheres, María Noel Vaeza.

Leia também

O fenômeno, que não se restringe somente à América Latina, dificulta acesso a empregos em tempo integral e prejudica desempenho acadêmico das jovens, ressalta a pesquisa.

Elas “assumem responsabilidades domésticas de forma desproporcional”, disse o diretor regional do Unicef para a América Latina e o Caribe, Roberto Benes, sobre os dados colhidos em Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.

A Corte Interamericana de Direitos Humanos declarou que o cuidado é um direito que deve ser garantido pelos Estados, e que as pessoas que assumem essas tarefas não remuneradas “devem gozar progressivamente de garantias mínimas de seguridade social”.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo