O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou
“Cumprimento Jose Antonio Kast por sua eleição à Presidência do Chile e o povo chileno pela sua participação em um processo eleitoral democrático, transparente e ordenado. Faço votos de pleno êxito ao presidente eleito no desempenho de seu futuro mandato”, publicou Lula nas redes sociais.
O presidente brasileiro afirmou que pretente manter “excelentes relações bilaterais” com o governo chileno. “Seguiremos trabalhando com o novo governo chileno em favor do fortalecimento das excelentes relações bilaterais, dos sólidos laços econômico-comerciais que unem Brasil e Chile, pela integração regional e a manutenção da América do Sul como zona de paz”, acrescentou.
Cumprimento @joseantoniokast por sua eleição à Presidência do Chile e o povo chileno pela sua participação em um processo eleitoral democrático, transparente e ordenado.
— Lula (@LulaOficial) December 15, 2025
Faço votos de pleno êxito ao presidente eleito no desempenho de seu futuro mandato.
Seguiremos…
As eleições
Kast deve receber a faixa presidencial de Gabriel Boric e assumir o Palácio de La Moneda em março do ano que vem. Nas redes sociais, a candidata presidencial chilena de esquerda, Jeannette Jara, afirmou que os eleitores se manifestaram de forma clara e inequívoca.
Atrás do ultraconservador José Antonio Kast por cerca de 17 pontos percentuais, Jara parabenizou o presidente eleito nas redes sociais e lhe desejado tudo de bom. No centro de Santiago, apoiadores de Kast começaram a subir as buzinas dos automóveis em comemoração ao resultado do pleito.
Quem é José Antonio Kast?
José Antonio Kast é o irmão mais novo de dez irmãos. A família dele veio da Alemanha para o Chile logo após a Segunda Guerra, em 1950, para iniciar um negócio de carne. Críticos de Kast chegam a vincular o pai do político ao partido nazista, mas ele diz que seu pai foi obrigado a estar no conflito.
Essa é a terceira vez que Kast concorre às eleições. Em 2017, obteve apenas 8% dos votos, enquanto dessa vez soma 24% e pode unificar os votos da direita chilena. A campanha de Kast para a eleição se baseou no combate à criminalidade, à imigração irregular e também para a redução do Estado. É fundador do Partido Republicano do Chile, criado em 2019, e foi deputado por quatro mandatos, até 2018.
Kast evita discutir temas polêmicos como aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo, embora tenha se posicionado contra este último anteriormente. Em 2021, foi derrotado pelo atual presidente, Gabriel Boric, e aproveitou a insatisfação do público com o governo para liderar a oposição.
Ele deseja se aliar com políticos como Donald Trump e Javier Milei, e é comparado por muitos com Jair Bolsonaro, ex-presidente brasileiro.
* Informações com AFP