A
O
Este terremoto ocorre após uma série de tremores desde segunda-feira (8), quando um terremoto de magnitude 6 na escala japonesa atingiu Hachinohe. Após esse evento, um terremoto de magnitude 7,5 provocou novos alertas de tsunami para áreas costeiras de Hokkaido a Tohoku, com um tsunami de 70 cm observado no porto de Kuji, em Iwate.
Na terça-feira (9), a agência emitiu um “alerta preventivo de terremoto subsequente” para as áreas de Hokkaido e Sanriku, mencionando a possibilidade de um novo tremor de grande magnitude. Especialistas afirmam que há uma chance maior de um terremoto de magnitude 8,0 ou superior ocorrer nas proximidades da Fossa do Japão e da Fossa de Chishima, áreas vulneráveis a grandes abalos sísmicos.
O alerta foi direcionado a 182 municípios nas províncias de Hokkaido, Aomori, Iwate, Miyagi, Fukushima, Ibaraki e Chiba. Embora a agência tenha esclarecido que o alerta não significa que um grande terremoto aconteça de fato, as autoridades pedem que a população se prepare para possíveis evacuações. Foi recomendado, ainda, que os moradores mantenham mochilas de emergência prontas, verifiquem locais de refúgio e rotas de evacuação, além de tomar precauções como fixar móveis e estocar suprimentos essenciais.