Japão emite alerta para possibilidade de megaterremoto após tremor de magnitude 6,9

Autoridades orientam a população das regiões costeiras do Pacífico a se preparar para novos tremores e tsunami

Imagem ilustrativa

A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta para a população do litoral norte do Pacífico, após um terremoto de magnitude 6,9 ter ocorrido na sexta-feira (12 de dezembro), gerando um alerta preventivo de tsunami.

O tremor aconteceu pouco antes do meio-dia e provocou a elevação das águas em várias regiões. Na cidade de Erimo, em Hokkaido, e no porto de Hachinohe, em Aomori, foram registrados tsunamis de 20 cm. O alerta foi suspenso no início da tarde. As informações são do portal NHK World Japan.

Este terremoto ocorre após uma série de tremores desde segunda-feira (8), quando um terremoto de magnitude 6 na escala japonesa atingiu Hachinohe. Após esse evento, um terremoto de magnitude 7,5 provocou novos alertas de tsunami para áreas costeiras de Hokkaido a Tohoku, com um tsunami de 70 cm observado no porto de Kuji, em Iwate.

Leia também

Na terça-feira (9), a agência emitiu um “alerta preventivo de terremoto subsequente” para as áreas de Hokkaido e Sanriku, mencionando a possibilidade de um novo tremor de grande magnitude. Especialistas afirmam que há uma chance maior de um terremoto de magnitude 8,0 ou superior ocorrer nas proximidades da Fossa do Japão e da Fossa de Chishima, áreas vulneráveis a grandes abalos sísmicos.

O alerta foi direcionado a 182 municípios nas províncias de Hokkaido, Aomori, Iwate, Miyagi, Fukushima, Ibaraki e Chiba. Embora a agência tenha esclarecido que o alerta não significa que um grande terremoto aconteça de fato, as autoridades pedem que a população se prepare para possíveis evacuações. Foi recomendado, ainda, que os moradores mantenham mochilas de emergência prontas, verifiquem locais de refúgio e rotas de evacuação, além de tomar precauções como fixar móveis e estocar suprimentos essenciais.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação Duo, FBK, Gira e Viver.

Ouvindo...