Israel diz ter matado líder militar do Hamas em bombardeio na Faixa de Gaza

Cessar-fogo entre Israel e Hamas está em vigor desde 10 de outubro, mas segue instável, com acusações mútuas de violações do acordo

Israel afirma ter matado responsável militar do Hamas em bombardeio em Gaza

Israel afirmou neste sábado (13) que matou Raad Saad, integrante de alto escalão do braço armado do Hamas, durante um bombardeio na Faixa de Gaza. Segundo o governo israelense, a ação foi ordenada após a detonação de um explosivo que feriu soldados israelenses durante uma operação no território palestino.

Leia também

Em nota conjunta, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa, Israel Katz, disseram que a ofensiva teve como objetivo eliminar o militar do Hamas. O Exército israelense afirmou que Raad Saad era considerado um dos responsáveis pelo ataque de 7 de outubro de 2023 contra Israel e chefiava a estrutura de produção de armas do grupo.

Cessar-fogo em Gaza: Netanyahu prevê 2ª fase do acordo ‘muito em breve’

Fontes da família confirmaram a morte de Raad Saad à agência AFP e informaram que o funeral está previsto para este domingo (14).

O Exército de Israel também informou que dois soldados da reserva ficaram levemente feridos após a explosão de um artefato durante uma operação no sul da Faixa de Gaza.

Já a Defesa Civil e fontes médicas de Gaza relataram que um bombardeio israelense matou cinco pessoas no bairro de Tel al Hawa, no sudoeste da Cidade de Gaza. Segundo Mahmoud Bassal, porta-voz da Defesa Civil local, um veículo civil foi atingido por três mísseis, incendiado e destruído. Outras 25 pessoas ficaram feridas e foram levadas ao hospital Al Shifa.

Lançamento do ‘Trump Gold Card’ teve motivação econômica, aponta especialista

Questionado, o Exército israelense não confirmou se esse ataque foi o mesmo que resultou na morte de Raad Saad.

O cessar-fogo entre Israel e Hamas está em vigor desde 10 de outubro, mas segue instável, com acusações mútuas de violações do acordo.

Com agência AFP
(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...