Ouvindo...

Israel divulga lista de 250 presos para troca por reféns em Gaza; entenda

Documento faz parte do acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas

Israel publica lista de 250 presos que podem ser trocados por reféns em Gaza

Israel publicou nesta sexta-feira (10), uma lista com 250 presos considerados “por razões de segurança” que podem ser trocados por reféns mantidos em Gaza. A divulgação faz parte do acordo de cessar-fogo firmado entre Israel e o Hamas, que entrou em vigor às 6h (horário de Brasília).

A lista foi divulgada no site do Ministério da Justiça de Israel. Ela não inclui líderes emblemáticos da luta armada palestina contra o país. Entre os nomes previamente enviados pelo Hamas a mediadores como Egito, Estados Unidos e Catar estavam Marwan Barghuti, Ahmad Saadat, Hassan Salame e Abbas al-Sayyed, todos condenados à prisão perpétua por ataques mortais.

Israel: Itatiaia visita a comunidade fantasma destruída no ataque do Hamas

Acordo para cessar-fogo

O cessar-fogo integra a primeira fase de um plano de 20 pontos proposto pelo presidente americano Donald Trump para encerrar o conflito em Gaza. O acordo estabelece que, nas 72 horas seguintes à trégua, o Hamas deve liberar 47 reféns vivos e mortos, além do corpo de um soldado morto em 2014.

Guerra em Gaza chega ao fim dias após aniversário de dois anos de seu início

Em contrapartida, Israel deve libertar os 250 presos listados e outros 1.700 palestinos detidos desde outubro de 2023, incluindo aqueles mantidos em prisões israelenses desde o início do conflito.

(Sob supervisão de Aline Campolina)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.
Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.