Ouvindo...

Incêndio atinge a Mesquita-Catedral de Córdoba, na Espanha

O incêndio, que já foi extinto, que afetou parte do histórico monumento e gerou temores de uma destruição como a da Catedral de Notre-Dame de Paris

O fogo começou em uma capela da mesquita, convertida em templo cristão após a conquista cristã da cidade no século XIII

Um incêndio atingiu a Mesquita-Catedral de Córdoba, na Espanha, na noite desta sexta-feira (8). O prefeito da cidade disse que o fogo já foi extinto e o monumento está “salvo”.

Segundo José María Bellido, prefeito da cidade espanhola, o fogo começou em uma capela da mesquita, convertida em templo cristão após a conquista cristã da cidade no século XIII.

O incêndio afetou parte do histórico monumento e gerou temores de uma destruição como a da Catedral de Notre-Dame de Paris.

“Não será uma catástrofe” declarou Bellido à rádio Cadena Ser, assegurando que o incêndio havia sido controlado.

Leia também

O dano “será terrível, porque tudo que queime em um monumento como a mesquita é terrível, e todo dano é horrível, mas não será uma catástrofe”, insistiu o prefeito.

Visitado por mais de dois milhões de pessoas a cada ano, a Mesquita é considerada o testemunho mais notável, junto com a Alhambra de Granada, da presença muçulmana na Espanha.

Numerosos vídeos circularam nas redes sociais mostrando o fogo subindo acima de uma parte dos muros do templo;

Veja o vídeo

*Com AFP

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo