Vídeo: idosa vestida de pênis é presa em protesto contra Trump nos EUA

Jeana Renea Gamble, de 61 anos, participava do protesto ‘No, Kings’ e foi acusada de conduta desordeira, além resistência à prisão

Jeana Renea Gamble, de 61 anos, participava do protesto ‘No, Kings’ e foi acusada de conduta desordeira, além resistência à prisão

Imagens divulgadas recentemente pela Polícia do Alabama, nos Estados Unidos, mostram uma ação policial que culminou na prisão de uma mulher, de 61 anos, vestida de pênis durante um protesto contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Fairhope, no estado americano. Acusada de conduta desordeira e resistência à prisão, a idosa foi imobilizada por três policiais.

Leia também

Ela participava do protesto nomeado “No, King’s”, ou Chega de Reis, em tradução livre. A manifestação reuniu milhares de pessoas no dia 18 de outubro, no Alabama, contra abusos de poder do Trump, a prisão e detenção de imigrantes e as políticas de saúde do governo republicano.

Um vídeo, gravado pela câmera corporal de um dos policiais que participaram da ação, mostra o momento em que a idosa é abordada. Inicialmente, o militar diz à mulher, identificada como Jeana Renea Gamble: “Como você explicaria aos meus filhos o que você deveria ser? Esta é uma cidade familiar. Não vou tolerar alguém aqui vestido assim. É abusivo.”

Quando Jeana tenta se desvencilhar da atuação, o policial empurra a idosa, que cai no chão. É quando a mulher é presa. Pelo menos três policiais atuam na imobilização dela. Na sequência, os militares tentam, sem sucesso, colocar a idosa ainda fantasiada no banco de trás da viatura.

Diante da falha, os policiais retiram a fantasia da mulher. Em seguida, ela é algemada e colocada no banco de trás, enquanto diz que é americana também e tem direitos. Em comunicado, o Departamento de Polícia de Fairhope disse que os policiais foram enviados ao local após denúncias relativas aos riscos de trânsito na área.

“Ao chegar ao local, um policial avistou uma pessoa vestida com uma fantasia fálica perto do Baldwin Square Shopping Center. O policial abordou a mulher e solicitou que ela removesse a fantasia, considerada obscena em um ambiente público; no entanto, ela se recusou a obedecer”, escreveram.

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...