Ouvindo...

Governo Trump anuncia construção de salão de festas de R$ 1 bilhão na Casa Branca

A construção deve começar em setembro; salão terá cerca de 8.360 metros quadrados, de acordo com o anúncio de Karoline Leavitt, secretária de imprensa da Casa Branca

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, mostra imagens do novo Salão de Baile de Estado da Casa Branca, que o presidente Donald Trump planeja construir a partir de setembro.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja construir um salão de festas enorme dentro da Casa Branca, que terá um custo total de 200 milhões de dólares (R$ 1,12 bilhão, na cotação atual).

A construção deve começar em setembro. O salão terá cerca de 8.360 metros quadrados, de acordo com o anúncio de Karoline Leavitt, secretária de imprensa da Casa Branca, nesta quinta-feira (31). A informação é da CNN.

A obra é um desejo de cerca de 15 anos de Trump de criar um espaço na Casa Branca voltado para eventos, a fim de ampliar a capacidade de recepção do prédio, ao mesmo tempo que remeta aos espaços dourados dos clubes privados.

O governo, além de anunciar a construção, divulgou imagens que mostram um salão amplo com lustres de cristal e ouro, colunas coríntias douradas, teto em caixotões com incrustações douradas, luminárias douradas de chão e piso de mármore xadrez.

Três paredes com janelas em arco dão vista para a área sul da Casa Branca, incluindo um novo mastro de bandeira de grandes dimensões.

Leavitt afirmou que o novo salão ocupará a área destinada à ala leste da casa atualmente, onde funcionam os escritórios das primeiras-damas. Aqueles que trabalham no local serão realocados.

Leia também

As cores dourado e branco imitam o salão principal no estilo Luís XIV de Mar-a-Lago, propriedade de Trump em Palm Beach.

O novo salão terá capacidade para 650 pessoas sentadas, mais que o triplo do Espaço Leste, que é o maior salão de eventos da Casa Branca atualmente.

Ideia antiga

Trump tem a ideia de construir esse salão desde 2010, quando ligou para a Casa Branca de Barack Obama na época se oferecendo para construí-lo. Naquela época, a oferta foi recusada.

Financiamento privado

A porta-voz da Casa Branca afirmou que a nova construção será financiada pelo próprio presidente e outros doadores privados. “O presidente Trump demonstrou seu compromisso em resolver esse problema em nome das futuras administrações e do povo americano”, disse Leavitt.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.