Ouvindo...

Gaza começa a receber caminhões de ajuda humanitária neste domingo (12)

Centenas de caminhões com alimentos e suprimentos médicos devem entrar no território palestino nos próximos dias

Caminhões são inspecionados pelas forças israelenses antes de entrarem em Gaza

Caminhões com ajuda humanitária começaram a entrar na Faixa de Gaza neste domingo (12), no terceiro dia de cessar-fogo na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, acordado na última quarta-feira (8). A expectativa é de que 600 veículos com alimentos e suprimentos médicos entrem no território palestino por dia.

Os caminhões serão inspecionados pelas forças israelenses, cruzando o lado egípcio da passagem de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza. A autorização para entrada dos mantimentos só veio após a confirmação de que os reféns devem ser soltos nesta segunda-feira (13).

O cessar-fogo é a primeira parte de um plano de 20 pontos proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida estabelece que, em um prazo de 72 horas seguintes à trégua, o Hamas liberte os 47 reféns vivos. O prazo também termina nesta segunda-feira.

Em contrapartida, Israel deve libertar os 250 presos listados e outros 1.700 palestinos detidos desde outubro de 2023, incluindo aqueles mantidos em prisões israelenses desde o início do conflito.

Na sexta-feira (10), cerca de 200 soldados americanos embarcaram para Israel para monitorar a implementação do acordo e a criação de um centro de coordenação civil-militar. Com a retirada das tropas israelenses na Faixa de Gaza, milhares de palestinos deslocados começaram a retornar às casas.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.