Os Estados Unidos (EUA) rejeitaram uma proposta de renúncia feita pelo presidente da Venezuela,
De acordo com o jornal, o então presidente Donald Trump havia autorizado conversas “paralelas” com integrantes do governo venezuelano. Durante essas tratativas, autoridades de Caracas sinalizaram que Maduro estaria disposto a deixar o poder após um período de transição de dois a três anos.
A proposta, no entanto, foi prontamente recusada pela Casa Branca, segundo a publicação. Para Washington, qualquer tipo de “prazo” para a saída do líder venezuelano era inaceitável.
Momento de tensão
A revelação ocorre em meio ao
Maduro, por sua vez, tentou publicamente reduzir o clima de confronto, pedindo que não houvesse uma guerra e defendendo a retomada do diálogo com Washington.
Planos da CIA para ações na Venezuela
O New York Times também informou que
Ainda assim, não há clareza sobre quais ações poderiam ser realizadas ou sobre um eventual cronograma. O jornal destacou que, até aquele momento, Trump não havia autorizado o envio de tropas à Venezuela.
Mesmo assim, o presidente afirmou, em entrevista concedida na segunda-feira (17), que não descartava mobilizar militares para o país, mantendo a pressão sobre Nicolás Maduro.
* Informações com CNN