EUA estipulam prazo para Irã enviar proposta de acordo entre países; saiba mais

Autoridades estadunidenses e iranianas se reuniram nesta terça (17) em Genebra; países divergem sobre questões nucleares

Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, e presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Autoridades dos Estados Unidos esperam receber proposta detalhadas do governo do Irã em até duas semanas, sobre um acordo para por fim às divergências entre as posições dos dois países, principalmente sbre questões nucleares. O anúncio acontece após as negociações nesta terça-feira (17) em Genebra, na Suíça.

“Houve progresso, mas ainda há muitos detalhes a serem discutidos. Os iranianos disseram que retornarão nas próximas duas semanas com propostas detalhadas para abordar algumas das lacunas em nossas posições”, disse uma autoridade norte-americana.

A reunião entre os países acontece ao mesmo tempo em que militares norte-americanos continuam a fortalecer a presença no Oriente Médio. O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou o Irã que, caso os governos não cheguem a um acordo, a tensão terá um desfecho “muito dramático.”

Antes das negociações, autoridades iranianas indicaram que poderiam transferir parte dos estoques de urânio para Rússia, além de afirmarem que estão abertos a acordos econômicos com os EUA como parte de um novo acordo nuclear. Porém, não se sabe se essas questões foram abordadas na reunião.

*Com informações da CNN Brasil

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...