A xAI, empresa de inteligência artificial de
A informação foi divulgada pelo Washington Post. No processo, a xAI aponta que dois engenheiros e um executivo teriam repassado código-fonte e outros segredos comerciais após serem contratados pela OpenAI. A empresa também cita uma “campanha estratégica” para prejudicar a xAI.
“Por bem ou por mal, a OpenAI claramente fará qualquer coisa quando ameaçada por um inovador melhor, incluindo saquear e se apropriar indevidamente dos avanços técnicos, código-fonte e planos de negócios da xAI”, dizia a queixa.
Segundo o processo, um funcionário da OpenAI, que seria um ex-engenheiro da xAI teria admitido ter roubado toda a base de código da empresa. Outro ex-engenheiro teria extraído o código-fonte da empresa para computadores pessoais para levá-lo à OpenAI.
Grok, IA de Elon Musk, é acusado de espalhar desinformação semanas após demissão em massa Criador do ChatGPT fala sobre ética e o futuro da inteligência artificial Pentágono fecha acordo com Elon Musk para uso da inteligência artificial Grok
“A OpenAI está visando aqueles indivíduos com conhecimento das principais tecnologias e planos de negócios da xAI —incluindo o código-fonte e suas vantagens operacionais no lançamento de data centers— e então induzindo esses funcionários a violar suas obrigações de confidencialidade e outras obrigações com a xAI por meios ilegais”, afirmou a xAI na ação.
A OpenAI não se pronunciou sobre o assunto.
Vale lembrar que a xAI já