O descarrilamento do Elevador da Glória, que percorre um dos bairros mais turísticos de Lisboa, Portugal,
O acidente ocorreu às 18h05 do horário local e foi
Uma testemunha do acidente declarou ao canal SIC que viu o veículo descer “a toda velocidade” a íngreme ladeira pela qual circula diariamente, antes de colidir contra um edifício.
O responsável pelo serviço de urgências médicas (Inem), Tiago Augusto, afirmou que todas as vítimas já foram retiradas dos escombros do acidente. Ele acrescentou que havia estrangeiros no local, mas a nacionalidade ainda não foi confirmada.
Imagens exibidas pelas televisões locais mostravam a grande operação montada por bombeiros, polícia e equipes de emergência no meio da rua íngreme onde o veículo tombou, visivelmente destruído.
Tragédia nunca vista
O prefeito de Lisboa, Carlos Moedas, disse ser “uma tragédia que nunca havia ocorrido em nossa cidade” e afirmou “que há várias vítimas”, mas não confirmou o número total de mortos.
Em nota, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou “profundamente” o acidente “em particular as vítimas mortais e os feridos graves, bem como os vários feridos levemente”.
O Ascensor da Glória, também conhecido como Elevador da Glória, é uma atração turística popular em Portugal e um dos mais antigos ascensores em funcionamento. Ele opera desde 1885 e transporta até 42 pessoas.
*Com AFP