A Dinamarca comprará ‘armas de precisão de longo alcance’, como mísseis e drones, para fortalecer seu armamento diante da ameaça russa à Europa. O anúncio foi feito pela primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, nesta quarta-feira (17), em entrevista coletiva.
Essa é a primeira vez na história que a Dinamarca compra esse tipo de armamento. A medida, segundo a premiê, representa uma ‘mudança de paradigma na política de defesa’ do país.
“Pela primeira vez, a Dinamarca desenvolverá capacidades militares na forma de armas de precisão de longo alcance”, disse Frederiksen a repórteres.
Rússia diz que Otan está envolvida na guerra na Ucrânia Rússia atribui intrusão de drones na Romênia à Ucrânia Drones da Ucrânia atacam uma das principais refinarias de petróleo da Rússia
“Com essas armas, as forças de defesa poderão atingir alvos a longo alcance e, por exemplo, neutralizar ameaças de mísseis inimigos”, acrescentou.
A
Vale lembrar que, na semana passada, a Dinamarca anunciou que investiria cerca de 9,2 bilhões de dólares (R$ 48,8 bilhões, na cotação atual) em sistemas europeus de defesa aérea e antimísseis. Em fevereiro, a premiê afirmou que seriam destinados 7 bilhões de dólares (R$ 37 bi) para gastos com defesa nos próximos dois anos.
*Com AFP