A Cruz Vermelha recebeu
“Segundo as informações fornecidas pela Cruz Vermelha, dois caixões com os corpos de reféns foram transferidos para sua custódia e estão a caminho das forças [israelenses] na Faixa de Gaza”, indicou o Exército em comunicado.
De acordo com Israel, os corpos estão a caminho do Instituto Nacional de Medicina Legal, onde serão realizados os procedimentos de identificação. “Representantes das IDF estão acompanhando as famílias. As IDF pedem ao público que aja com sensibilidade e aguarde a identificação oficial, que será primeiramente comunicada às famílias dos reféns falecidos”, explicaram.
Mais cedo, o Hamas havia divulgado que entregaria os dois caixões às 19h no horário local (16h no horário de brasília). A troca de reféns está prevista no
O Hamas entregou 20 sequestrados na segunda-feira (13), enquanto apenas 10 dos 28 corpos de reféns mortos foram recuperados até agora. Na manhã deste sábado (18), as autoridades israelenses anunciaram que identificaram
De acordo com eles, o corpo é de Eliyahu Margalit, de 75 anos. O homem foi morto durante o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 no território israelense que desencadeou a guerra em Gaza.
Israel, por sua vez, devolveu os corpos de 15 palestinos ao território, o que eleva para 135 o total de cadáveres repatriados no âmbito do acordo.
O Hamas, que governa Gaza desde 2007, reiterou na sexta (17) que devolverá a Israel os corpos de todos os reféns que permanecem no território, mas reconheceu que o processo de restituição “poderia levar algum tempo”.
De acordo com o porta-voz do movimento, Hazem Qassem, alguns falecidos “ficaram enterrados em túneis” destruídos pelo Exército israelense e “outros continuam sob os escombros de edifícios bombardeados”.
(Sob supervisão de Aline Campolina)