O parlamento da Coreia do Sul aprovou, nesta terça-feira (2), um orçamento de 727,9 trilhões de won (US$ 495,8 bilhões) para 2026, confirmando o plano do presidente Lee Jae Myung de impulsionar a economia por meio de investimentos estratégicos em inteligência artificial e outros setores prioritários.
O valor representa um aumento de 8,1% em relação ao orçamento deste ano e cresce a um ritmo mais de três vezes superior ao do plano de 2025. O aumento ocorre em meio à pressão tarifária dos Estados Unidos e aos elevados custos de bem-estar associados ao envelhecimento acelerado da população sul-coreana.
Telescópio no Chile captura imagem inédita de Nebulosa da Borboleta; veja vídeo OpenAI, dona do ChatGPT, declara ‘código vermelho’ País anuncia construção do supercomputador mais potente da América Latina
O acordo sobre o orçamento foi fechado de última hora entre os principais partidos do país. O Partido Democrático da Coreia, governista, e o Poder Popular, principal oposição, acertaram os detalhes durante reunião entre seus líderes na manhã desta terça-feira (horário local).
Embora a oposição tenha pressionado por cortes em projetos-chave do governo, o partido concordou em manter os principais itens, incluindo o “apoio à emissão de moeda regional” (1,15 trilhão de won) e o “Fundo Nacional de Crescimento” (1 trilhão de won). Foram feitos ajustes parciais em áreas como fundos para inteligência artificial e políticas setoriais específicas.
* Informações com Estadão