‘Muitas coisas boas virão dessa parceria’, diz Trump após ligação com Lula

Autoridades conversaram sobre comércio bilateral, ações contra o crime organizado e sanções aplicadas recentemente por Washington a autoridades brasileiras

Trump e Lula se encontraram na Malásia neste domingo (26)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (2), por meio das redes sociais, que a conversa telefônica que manteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi “muito produtiva” e que “muitas coisas boas virão dessa parceria recém-formada”.

Segundo Trump, o diálogo tratou de temas como comércio bilateral, ações contra o crime organizado e sanções aplicadas recentemente por Washington a autoridades brasileiras. O governo americano anunciou, nos últimos dias, a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e a revogação de vistos de outras autoridades, em meio ao julgamento envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O republicano afirmou também que a ligação abordou tarifas aplicadas a produtos brasileiros e “vários outros temas”. Ele disse ter estabelecido uma boa relação com Lula desde o encontro que tiveram nas Nações Unidas e declarou esperar um novo encontro “em breve”.

Mais cedo, em outra postagem, Trump já havia dito que teve uma “ótima conversa” com Lula e reforçado que “gosta” do presidente brasileiro.

O Palácio do Planalto confirmou a ligação entre os dois líderes. Segundo o governo brasileiro, Lula elogiou a decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa de 40% aplicada a produtos como café e carne, mas solicitou a remoção das taxas que ainda incidem sobre outros itens exportados pelo Brasil.

* Informações com CNN

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...