O pré-candidato à presidência do Peru, Rafael Belaunde, teve seu carro atingido por tiros nesta terça-feira (2), em Cerro Azul-Cañete, informou a Polícia Nacional.
Ele não se feriu gravemente. Gino Costa, ex-ministro do Interior do Peru, publicou uma foto de Belaunde ensaguentado e do carro com três marcas de tiro no para-brisa.
Após os disparos, autoridades estabeleceram um perímetro de segurança para capturar os suspeitos, segundo a Reuters.
Sobe para 13 o número de mortos devido a um deslizamento de terra no Peru Quem era Miguel Uribe, pré-candidato que morreu após ser baleado em comício na Colômbia Vittor Fernando foi baleado no peito durante ataque com mais de 13 tiros; imagens fortes
“Um grave atentado foi perpetrado contra a vida de Rafael Belaunde, candidato à presidência pelo Partido Popular Liberdade. Investigações devem apurar a motivação do crime, e a justiça deve punir os responsáveis com rapidez e rigor”, publicou Gino Costa no X.
"É responsabilidade do governo garantir a segurança dos candidatos à presidência e pôr fim à violência eleitoral AGORA!”, acrescentou.
O Libertad Popular, partido de Rafael, ainda não se manifestou. Belaunde, que é neto do ex-presidente do Peru Fernando Belaunde, não obteve bons resultados nas pesquisas eleitorais. As eleições gerais do Peru estão marcadas para 12 de abril de 2026.