Ouvindo...

Cientistas alertam que ChatGPT pode impactar negativamente a aprendizagem

Estudo foi feito pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos

O Chat GPT envolve riscos e demanda atenção para fazer um uso seguro da ferramenta, lançada pela Open IA em 2022

Novo estudo divulgado pelos pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, alerta para os impactos negativos da inteligência artificial (IA) na aprendizagem das pessoas, principalmente as mais jovens.

O estudo, divulgado no jornal mensal do Instituto, investigou os impactos da utilização da inteligência artificial para entender e gerar textos que se assemelham à linguagem humana, como o ChatGPT. Participaram 54 pessoas, divididas em três grupos, que tiveram que escrever uma redação.

O primeiro grupo pôde utilizar apenas o ChatGPT na escrita, o segundo usou somente ferramentas de busca, e o terceiro não pôde consultar nenhuma dessas fontes. Depois, os participantes foram trocados de grupos.

A atividade elétrica do cérebro foi monitorada por meio de eletrodos colocados no couro cabeludo e os textos foram analisados tanto por professores humanos quanto por IAs.

Leia também

O resultado apontou diferenças consideráveis na conectividade cerebral. Os participantes que usaram apenas mecanismos de busca apresentaram atividade moderada, já os que utilizaram o ChatGPT registraram conectividades cerebrais mais fracas.

Quando trocaram de grupo, aqueles que saíram do grupo do ChatGPT e tiveram que escrever uma redação sem ajuda externa, apresentaram conectividades cerebrais reduzidas.

Já os que fizeram o caminho inverso exibiram maior recuperação de memória e ativação cerebral, semelhante aos usuários de mecanismos de busca.

O MIT espera que esse estudo sirva como guia preliminar para a compreensão dos impactos cognitivos e práticos da IA em ambientes de aprendizagem.

Com informações da Agência Brasil

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo