Ouvindo...

Cidade paraguaia proíbe festas de Halloween por ligação com ‘morte e escuridão’

Prefeitura alega que o evento tem “conteúdo alheio” às tradições espirituais e culturais do povo paraguaio, além de ser “contrária à formação moral e religiosa de crianças e jovens”

Abóboras são símbolos do Halloween nos EUA e em outros países

Uma cidade no Paraguai proibiu a realização de festas e eventos que celebram o Halloween neste ano. Segundo o decreto, a festa introduz “símbolos e práticas ligadas à escuridão, à morte e à superstição”.

De acordo com a CNN, o documento da cidade de Caapucú afirma que o evento tem “conteúdo alheio” às tradições espirituais e culturais do povo paraguaio, além de ser “contrária à formação moral e religiosa de crianças e jovens”.

A prefeitura da cidade destacou que a Constituição do país dá caráter especial à Igreja Católica e que esse reconhecimento é estendido a todas as igrejas cristãs que “promovem a vida, a fé e os valores humanos”.

Leia também

Por isso, a polícia fará operações especiais entre os dias 30 e 31 de outubro, dia do Halloween, para garantir que não haverá nenhuma celebração da data.

A polícia, porém, não pode evitar ou controlar festas de Halloween ou as fantasias, a menos que haja algum delito. As instituições educacionais, culturas e religiosas devem organizar atividades alternativas que “fortaleçam os valores da vida, da fé e da solidariedade cristã", segundo o decreto, principalmente no Dia de Todos os Santos (1º de novembro) e Dia de Finados (2 de novembro).

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.