Ouvindo...

Chuvas associadas a ciclone causam inundações e deixam famílias desabrigadas na Argentina

Fenômeno causou recordes de chuva, granizo e deixou rastro de destruição em várias cidades

Sistema de baixa pressão associado à formação de um ciclone avançou neste fim de semana sobre o centro da Argentina

A Argentina enfrenta grande volume de chuva e um ciclone neste fim de semana. O fenômeno causou estragos e deixou famílias desabrigadas em diversas áreas do país, de acordo com o MetSul.

A cidade de Marcos Juárez registrou 155 milímetros de chuva em apenas 24 horas. Esse número supera o recorde de acumulado de chuvas para o mês inteiro de agosto, que era de 117 milímetros, atingidos em 2012. O acumulado deste mês já atingiu 196 milímetros.

Leia também

Em Venado Tuerto, na província de Santa Fé, o cenário foi parecido, com 156 milímetros de chuva em apenas um dia. Por lá, as ruas ficaram completamente alagadas e alguns moradores precisaram de usar barcos para sair de casa. Cinco famílias ficaram desalojadas, totalizando 15 pessoas desalojadas.

Na cidade de Mendoza, foram mais de 100 pessoas desabrigadas. Houve queda de árvores, destelhamentos e registro de granizo. Em Carlos Casares, no interior da província de Buenos Aires, moradores relatam prejuízos em lavouras e na pecuária em função dos alagamentos.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.