O brasileiro Ariel Lubliner, sargento do Exército de Israel, morreu neste sábado (30) durante uma ação no sul da Faixa de Gaza. A informação foi confirmada pelo ministro da Defesa israelense, Israel Katz, em mensagem publicada no X (antigo Twitter).
Lubliner havia se mudado para Israel há cerca de dez anos. Formou-se em Administração pela Universidade Reichman, em Herzliya, na região de Tel Aviv, e concluiu o mestrado na Universidade de Haifa, no norte do país. Antes de ser convocado, trabalhava em uma fintech como gerente de contas.
Aos 34 anos, ele era casado e pai de um bebê de nove meses.
“Ariel, que imigrou para Israel por amor à terra, foi convocado em 7 de outubro [de 2023] e, desde então, atuou com dedicação na defesa do Estado de Israel”, declarou Katz, que também expressou gratidão pelo serviço prestado pelo brasileiro e manifestou solidariedade à sua família.
Segundo o jornal Times of Israel, ainda não há uma conclusão oficial sobre as circunstâncias da morte. A principal hipótese investigada é de que o sargento tenha sido vítima de um caso de “fogo amigo”, disparado acidentalmente por outro soldado israelense.