Itatiaia

Buscando 'domínio das Américas', secretário de Trump anuncia viagem pela América Latina

Departamento de Estado dos Estados Unidos já havia divulgado, no início de agosto, um vídeo afirmando que o domínio do país em toda a América 'nunca mais será questionado'

Por
Marco Rubio • Foto por KENT NISHIMURA / AFP

Como parte do projeto de governo de Donald Trump que busca ampliar o "domínio das Américas", o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou uma viagem, na próxima semana, pela América Latina. A autoridade deve visitar a Colômbia, Peru e Equador — todos países com governos alinhados a Trump. O Brasil não está incluído no roteiro.

A viagem acontecerá entre a próxima terça-feira (8) e sexta-feira (11). Em nota, o Departamento de Estado afirmou que Rubio buscará "fortalecer alianças importantes dos Estados unidos e na região". O comunicado também indica que o secretário se reunirá com os presidentes dos países: Abelardo de la Espriella (Colômbia), Keiko Fujimori (Peru) e Daniel Noboa (Equador).

O porta-voz do departamento, Tommy Piggott, também divulgou alguns dos objetivos da viagem:

  • Discutir o apoio dos EUA à resposta da Colômbia ao terremoto;
  • Reforço da cooperação no combate conjunto ao narcoterrorismo;
  • Benefícios de relações comerciais mais estreitas entre os nossos países.

O anúncio vem após o Departamento de Estado dos EUA reivindicar o "domínio" do país sobre as Américas e tentar resgatar a "Doutrina Monroe" — estratégia utilizada por governos norte-americanos durante cerca de 200 anos para exercer poder e influência na América Latina.

A pasta já havia divulgado, no início de agosto, um vídeo afirmando que o domínio dos EUA em toda a América "nunca mais será questionado". Na publicação, a operação que capturou e prendeu o presidente deposto da Venezuela, Nicolás Maduro, em 3 de janeiro deste ano, foi citada como o exemplo mais recente da aplicação da doutrina norte-americana no continente.

Por

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

 

 

Belo Horizonte