Um avião militar que estava com a Ministra da Defesa da Espanha, Margarita Robles, a bordo teve um problema no GPS nesta quarta-feira (24) enquanto passava no espaço aéreo da Rússia enquanto voava até a Lituânia. A informação é da agência de notícias Reuters.
Além da ministra, parentes de aviadores espanhóis que integram a missão de defesa aérea da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) também estavam a bordo do avião. A missão começou no início do mês, após o incidente da
“Houve uma tentativa de interromper o sinal de GPS, mas como nossa aeronave tem um sistema criptografado, ele não foi afetado”, dizia um comunicado do Ministério da Defesa.
Rússia teria torturado civis ucranianos detidos durante a guerra, denuncia ONU Rússia nega envolvimento em incursão de drones que fechou aeroportos da Europa Rússia é acusada de invadir espaço aéreo de países da Otan pela 3ª vez em 10 dias
“Deve ser comum nesta rota e também em voos comerciais. Não é porque é uma aeronave nossa”, acrescentou.
Robles iria à Lituânia para uma reunião bilateral com a parlamentar Dovile Sakaliene.
Outra situação semelhante a essa ocorreu com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que teve o sistema de GPS do avião bloqueado enquanto viajava para a Bulgária em agosto.