Ouvindo...

Supertufão Ragasa chega à China depois de deixar ao menos 15 mortos em Taiwan

Tempestade atingiu Filipinas, Hong Kong e Macau com ventos fortes e inundações

Supertufão Ragasa atinge a China continental após deixar ao menos 15 mortos em Taiwan

O supertufão Ragasa tocou o solo, nesta quarta-feira (24), na cidade de Yangjiang, na província de Guangdong, no sul da China. O fenômeno chegou ao país depois de passar por Hong Kong, onde provocou ventos fortes, chuvas torrenciais e a queda de árvores.

Em Hong Kong, o serviço meteorológico retirou o nível máximo de alerta após a saída do tufão. Mesmo assim, vários bairros registraram inundações e maré ciclônica.

A região de Macau também sofreu inundações generalizadas, e, em algumas áreas, houve suspensão do fornecimento de energia elétrica.

Hong Kong registra inundações e feridos

Em Hong Kong, 62 pessoas precisaram ser atendidas em hospitais públicos.

Um caso grave ocorreu no distrito de Chai Wan, onde uma criança de cinco anos e sua mãe caíram no mar, enquanto observavam as ondas. As duas foram hospitalizadas em estado crítico, assim como o pai da criança, que tentou resgatá-las.

Os ventos arrancaram a parte superior de uma passarela para pedestres, enquanto arranha-céus do centro financeiro balançavam com a força do tufão.

Mais de 810 pessoas buscaram abrigo em 50 centros temporários. O aeroporto da cidade manteve apenas um número reduzido de voos de carga.

Taiwan registrou ao menos 15 mortos e 18 feridos

Em Taiwan, pelo menos 15 pessoas morreram e 18 ficaram feridas, após o rompimento da barreira de proteção de um lago em Hualien, no leste do país. As autoridades chegaram a informar 152 desaparecidos, mas reduziram o número para 17, depois de localizar a maioria das pessoas.

Antes de chegar a Taiwan e à China, o supertufão Ragasa já havia provocado a morte de oito pessoas, no norte das Filipinas, no início da semana, segundo balanço oficial.

Com agências
(Sob supervisão de Marina Dias)

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas