Ouvindo...

Aumento de cotas de produção derruba o preço do barril de petróleo

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados anunciaram uma produção de 547 mil barris por dia em setembro de 2025

O anúncio de um novo aumento na produção dos membros da Opep+, Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, derrubou os preços do petróleo nesta segunda-feira (4).

A Arábia Saudita e a Rússia, junto a outros seis membros do cartel, comunicaram um aumento de produção de “547 mil barris por dia em setembro de 2025, em comparação com o nível de produção” previsto para agosto.

Com o anúncio, o preço do barril de Brent do Mar do Norte, para entrega em outubro, caiu 1,31% nesta segunda-feira (4), a U$ 68,76.

O equivalente americano, o barril de West Texas Intermediate, para entrega em setembro, também recuou 1,55%, a U$ 66,29.

Leia também

Segundo a AFP, em 2022 e 2023, a Opep+ realizou várias reduções voluntárias de produção para manter os preços. Ao aumentar sua produção, a aliança agora busca recuperar participação de mercado.

A nova decisão, aguardada pelos analistas, soma-se ao retorno ao mercado de 2,2 milhões de barris por dia (mbd) desde o início do ano.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo