Após passagem devastadora do Kalmaegi, tufão Fung-Wong atinge as Filipinas e mata 2

Fung-Wong atingiu o arquipélago na noite desse domingo (9) pela costa leste como um supertufão

Esta foto aérea mostra um morador remando seu barco nas águas da enchente, passando por casas inundadas na cidade de Tuguegarao, província de Cagayan, ao norte de Manila, em 10 de novembro de 2025, após um rio transbordar devido às fortes chuvas provocadas pelo supertufão Fung-wong

Dias após passagem do tufão Kalmaegi, as Filipinas foram atingidas por um novo fenômeno: o tufão Fung-Wong, que deixou cidades sem energia elétrica nesta segunda-feira (10) e vilarejos submersos. Ao menos duas pessoas morreram e mais de um milhão foram deslocadas.

Fung-Wong atingiu o arquipélago na noite desse domingo (9) pela costa leste como um supertufão, arrancando árvores e causando inundações em comunidades inteiras ao longo do trajeto.

Pouco antes da chegada do Fung-Wong, o tufão Kalmaegi atingiu as Filipinas, deixando ao menos 224 mortos.

Os trabalhos de limpeza começaram nesta segunda-feira (10) na província de Cagayan até a ilha de Catanduanes, a mais de mil quilômetros ao sul.

O Secretário de Defesa Civil da província de Cagayan, Rueli Rapsing, informou que inundações repentinas causaram a cheia do rio Chico, fazendo que moradores da província de Apayao precisassem deixar suas casas.

Leia também

Mais de cinco mil pessoas saíram de casa antes do rio encher.

Na província de Aurora, onde o Fung-Wong tocou o solo, o socorrista Geofry Parrocha informou que os danos ainda eram avaliados.

“Estamos vendo muitas casas danificadas e algumas de nossas estradas estão intransitáveis devido aos deslizamentos de terra”, declarou Parrocha à AFP.

Agora, o tufão segue para Taiwan, onde deve provocar chuvas torrenciais no norte e no leste.

O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos, anunciou que o estado de calamidade nacional declarado na passagem do Kalmaegi está prorrogado por um ano.

*Com AFP

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...