Dias após passagem do tufão
Fung-Wong atingiu o arquipélago na noite desse domingo (9) pela costa leste como um supertufão, arrancando árvores e causando inundações em comunidades inteiras ao longo do trajeto.
Pouco antes da chegada do Fung-Wong, o tufão Kalmaegi atingiu as Filipinas, deixando ao menos 224 mortos.
Os trabalhos de limpeza começaram nesta segunda-feira (10) na província de Cagayan até a ilha de Catanduanes, a mais de mil quilômetros ao sul.
O Secretário de Defesa Civil da província de Cagayan, Rueli Rapsing, informou que inundações repentinas causaram a cheia do rio Chico, fazendo que moradores da província de Apayao precisassem deixar suas casas.
Ciclone extratropical causou tornado no Paraná e temporais no Sudeste; veja explicação Inundações no Vietnã deixam ao menos 40 mortos; país se prepara para chegada de tufão Tufão Kajiki deixa ao menos três mortos, 13 feridos e milhões sem luz no Vietnã
Mais de cinco mil pessoas saíram de casa antes do rio encher.
Na província de Aurora, onde o Fung-Wong tocou o solo, o socorrista Geofry Parrocha informou que os danos ainda eram avaliados.
“Estamos vendo muitas casas danificadas e algumas de nossas estradas estão intransitáveis devido aos deslizamentos de terra”, declarou Parrocha à AFP.
Agora, o tufão segue para Taiwan, onde deve provocar chuvas torrenciais no norte e no leste.
O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos, anunciou que o estado de calamidade nacional declarado na passagem do Kalmaegi está prorrogado por um ano.
*Com AFP