Ao menos 61 pessoas morreram após um incêndio atingir um shopping de Kut, no leste do Iraque, nesta quinta-feira (17).
A maioria das vítimas morreu por asfixia dentro dos banheiros do shopping, segundo o Ministério do Interior. O governo iniciou uma investigação para determinar as causas do incêndio.
Autoridades relataram que ao menos 14 corpos carbonizados ainda não foram identificados.
As chamas se iniciaram na noite de quarta-feira (16) e se propagaram rapidamente pelo centro comercial Hyper Hall, que tinha cinco andares. Um sobrevivente relatou à Agence France Presse que um ar-condicionado explodiu.
Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge galpão no Barreiro, em BH Casarão pega fogo no Rio e duas pessoas morrem; 40 estão desabrigadas Adolescente coloca fogo em apartamento e mata irmão de 11 meses
O incêndio foi controlado por Bombeiros, que continuaram no local para procurar por desaparecidos.
Durante a madrugada, ambulâncias levaram vítimas para o hospital de Kut, que fica a 160km de Bagdá. Corpos carbonizados foram vistos no hospital por correspondentes da AFP.
O shopping havia sido inaugurado há apenas cinco dias. Os primeiros relatos indicam que o incêndio começou no primeiro andar.
Em nota o Gabinete de Imprensa do Governador de Wasit informou que o resgate de vítimas dentro do prédio estava sendo supervisionado.
As normas de segurança para o setor da construção são frequentemente ignoradas no Iraque. O país tem infraestruturas muito deterioradas devido aos conflitos frequentes, o que provoca acidentes fatais e incêndios. Durante o verão, quando as temperaturas se aproximam de 50 graus e os incêndios aumentam.