Ouvindo...

Ao menos 30 morrem devido às tempestades em Pequim, na China

Cerca de 80 mil pessoas precisaram deixar a cidade devido às tempestades

Uma vista aérea mostra carros encalhados (C) em meio a uma enchente devido às fortes chuvas na vila de Xinanzhuang, no distrito de Miyun, nos arredores de Pequim, em 29 de julho de 2025.

Tempestades que atingiram Pequim, na China, deixaram ao menos 30 pessoas mortas, informou a agência de notícias estatal Xinhua nesta terça-feira (29).

“A série mais recente de tempestades deixou 30 mortos em Pequim até a meia-noite de segunda-feira”, disse a agência.

Cerca de 80 mil pessoas precisaram deixar a cidade devido às tempestades, segundo o jornal estatal Beijing Daily. “As chuvas extremamente fortes contínuas causaram grandes desastres”, disse.

Em Xinanzhuang, jornalistas da Agence France Presse (AFP) relataram casas submersas por águas lamacentas, além de carros arrastados e também estradas tomadas pela enchente.

Leia também

As fortes chuvas causaram um deslizamento de terra nesta segunda-feira (28) em Hebei, próximo a Pequim. Na ocasião, oito pessoas morreram e quatro estão desaparecidas, segundo a estatal CCTV.

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu na noite de segunda-feira que as autoridades se preparassem para o pior cenário e acelerassem a transferência de moradores nas áreas com risco maior de inundação. O número de mortos foi mais elevado no subúrbio de Miyun.

Várias estradas foram fechadas e mais de 130 vilarejos ficaram sem energia elétrica.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.