Ouvindo...

Amazon corrige falha na nuvem, mas serviços ainda podem apresentar instabilidade

Problema afetou Fortnite, Snapchat, Alexa e plataformas em vários países, incluindo o Brasil

Falha afetou Fortnite, Snapchat, Alexa e plataformas em vários países, incluindo o Brasil

Os serviços de computação em nuvem da Amazon sofreram uma interrupção na madrugada desta segunda-feira (20), afetando aplicativos e plataformas em diversos países. Entre os serviços impactados estão Fortnite, Snapchat, Prime Video e Alexa. A amazon informou que corrigiu falha na nuvem nesta manhã, mas serviços ainda apresentam instabilidade.

O que aconteceu

A AWS (Amazon Web Services) informou que o problema ocorreu em um dos principais data centers na Virgínia do Norte, nos Estados Unidos. Cerca de 500 empresas que utilizam a nuvem da Amazon foram afetadas, incluindo operações no Brasil.

Os primeiros relatos de falhas começaram por volta das 3h30 (horário de Brasília). Às 7h35, a AWS disse que a “maioria dos serviços” havia sido restabelecida, mas alertou que erros pontuais ainda poderiam ocorrer e pediu que os usuários limpassem o cache e reiniciassem os sistemas afetados.

Amazon Kindle ganha atualização com novos recursos de leitura

Às 9h48, a companhia informou ter corrigido outro sistema que caiu, mas que alguns serviços poderiam apresentar lentidão enquanto a fila de solicitações era normalizada. Vários clientes também confirmaram que seus sistemas voltaram a funcionar.

A falha afetou diferentes plataformas, incluindo jogos como Roblox, Clash Royale e Clash of Clans, plataformas financeiras como Venmo e Chime, a corretora de criptomoedas Coinbase, o buscador de inteligência artificial Perplexity, o app de transporte Lyft e serviços do London Stock Exchange Group.

Mulher compra iPhone pela internet, recebe pedaço de pedra e tem reembolso negado

No Reino Unido, o site de venda de ingressos do Tottenham e a autoridade tributária HMRC relataram instabilidade. Nos EUA, Signal e Lyft também foram afetados.

Sobre a AWS

A AWS é líder global em nuvem e oferece armazenamento de dados, processamento e inteligência artificial para empresas, governos e usuários individuais. Interrupções como essa podem afetar milhares de sites e aplicativos em todo o mundo.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.