Ouvindo...

Estado da Califórnia processará Donald Trump após envio de Guarda Nacional a protestos

Newsom descreveu a ação como um envio ‘ilegal, imoral e inconstitucional’ e acusou o presidente norte-americano de ‘colocar lenha na fogueira’

O estado da Califórnia entrará com uma ação judicial contra o presidente Donald Trump pelo envio da Guarda Nacional para lidar com os protestos em Los Angeles neste fim de semana. A informação foi divulgada pelo governador Gavin Newsom.

Newsom descreveu a ação como um envio ‘ilegal, imoral e inconstitucional’ e acusou o presidente norte-americano de ‘colocar lenha na fogueira’. Ele disse isso em entrevista à MSNBC.

“Donald Trump criou as condições que vocês viram na TV hoje à noite”, afirmou, neste domingo (8).

Além de criticar a ação do presidente, ele afirmou que Trump está ‘mentindo para as pessoas’. “Ele exacerbou as condições... desde que anunciou que assumiria a Guarda Nacional. Vamos testar essa teoria com uma ação judicial amanhã [...] Ele disse em um tweet que tudo agora está seguro... a Guarda nem havia sido enviada quando ele disse isso”, afirmou.

Leia também

O governador disse que a ordem federal violou os protocolos estabelecidos que exigem coordenação com governadores. “Há um protocolo. Há um processo. Ele não se importou com isso. E o pior é que ele mentiu completamente”, disse.

O governador alertou nas redes sociais que os manifestantes continuem pacíficos. “Los Angeles: não mordam a isca de Trump. Trump quer o caos e instigou a violência. Aqueles que agredirem policiais ou causarem danos materiais correrão o risco de serem presos”, publicou.

* Com informações da CNN.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Leia mais