O governo Donald Trump encerrou um programa de 258 milhões de dólares que buscava uma vacina contra o HIV. A decisão foi comunicada por autoridades nesta sexta-feira (30) à Universidade Duke e ao Instituto de Pesquisa Scripps, responsáveis pelo projeto.
A informação foi revelada pelo jornal The New York Times. As equipes colaboravam com diversos outros parceiros na pesquisa, que também tinha aplicações em vários tratamentos de outras doenças.
“Os consórcios de desenvolvimento de vacinas e imunologia para HIV/AIDS foram revisados pela liderança dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, da sigla em inglês), que não apoia sua continuidade. O NIH espera mudar o foco para uso de abordagens atualmente disponíveis para eliminar o HIV/AIDS”, afirmou um funcionário ao jornal.
Diddy pode receber perdão presidencial de Donald Trump após crime de tráfico sexual Tribunal autoriza Trump a revogar status legal de mais de 500 mil imigrantes dos EUA ‘Zero dólares': A proposta ousada de Donald Trump ao Canadá sobre o Domo de Ouro
Essa é mais um da série de cortes de iniciativas relacionadas ao HIV no governo Trump. O financiamento para um ensaio clínico de uma vacina contra o HIV também foi suspenso.
Os cortes, segundo especialistas, vão comprometer o progresso contra o HIV conquistado nas últimas décadas. Verbas para ações de prevenção contra o vírus também foram cortadas.
No primeiro mandato, Trump chegou a apoiar iniciativas para acabar com a epidemia de HIV nos Estados Unidos, o contrário do segundo mandato.